Lembrando que nossas fontes de pesquisa principais são:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=206:inep&catid=122:inep-estudos-e-pesquisas&Itemid=229
e também:
http://www.inep.gov.br/
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Histórico
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira – Inep, desde a implementação do Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Básica – Saeb, em 1990, vem produzindo indicadores sobre o
sistema educacional brasileiro.
Dentre os indicadores produzidos
pelo Saeb, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do
ensino oferecido pelas redes de escolas brasileiras, como os baixos
desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal
realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais
têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro.
Uma
das iniciativas do Governo Federal para reverter esta situação, diz
respeito à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos,
iniciando a etapa do ensino obrigatório aos seis anos. Além dessa
iniciativa, o MEC implementou o Plano de Metas Compromisso Todos pela
Educação. Uma das diretrizes do Plano expressa a necessidade de
alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo
os resultados de desempenho por exame periódico específico. Nessa
perspectiva, o Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu a
realização da Provinha Brasil.
Em abril de 2008, foi aplicada a
1ª edição desta avaliação. Cerca de 3.133 municípios e 22 Unidades
Federativas receberam do MEC/FNDE o material impresso e as demais
secretarias de educação puderam fazer o download do material na página
do Inep. A partir do 2º semestre de 2008, além da disponibilização do
material na Internet, todas as secretarias de educação do País passaram a
receber o material impresso.
A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.
A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.
Resultados
Com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o
nível de alfabetização que os alunos encontram-se. No documento Guia de
Correção e Interpretação de Resultados, são descritos os cinco níveis de
desempenho, identificados a partir das análises pedagógica e
estatística das questões de múltipla escolha. A partir da identificação
das habilidades e da medida do grau de dificuldade das questões, foram
definidos quantitativos mínimos de questões que caracterizam cada nível
de alfabetização e letramento inicial que as crianças demonstraram. Por
isso, cada teste possui um número distinto de questões para
identificação de cada nível.
Cabe ressaltar, ainda, que a
interpretação das respostas dos alunos não pode ser feita a partir do
erro ou do acerto a uma questão isolada. O acerto ou o erro a uma única
questão é definido por uma série de fatores circunstanciais. Dessa
forma, apenas um conjunto de acertos pode garantir uma descrição segura
do desempenho do aluno.
Alunos com necessidades educativas especiais participam da Provinha Brasil?
Diferente das outras avaliações promovidas pelo Inep, como a Prova
Brasil e o Enem, a Provinha Brasil é coordenada pela própria secretaria
de educação que define todo processo referente à forma de aplicação,
correção, análise e utilização dos resultados.
O Inep, nos documentos da Provinha Brasil, sugere que os próprios professores das crianças apliquem, corrijam e analisem os resultados, no intuito de traçar estratégias para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentem.
As crianças com necessidades educativas especiais podem e devem participar da Provinha Brasil, conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso oferecidos pela secretaria de educação e pela escola.
O Inep, nos documentos da Provinha Brasil, sugere que os próprios professores das crianças apliquem, corrijam e analisem os resultados, no intuito de traçar estratégias para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentem.
As crianças com necessidades educativas especiais podem e devem participar da Provinha Brasil, conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso oferecidos pela secretaria de educação e pela escola.
Qual a diferença entre Provinha Brasil, Saeb e a Prova Brasil?
As principais diferenças entre a Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb
relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada
uma delas.
A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente um aplicador externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e montagem dos instrumentos.
Na Prova Brasil e no Saeb, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores/gestores das redes.
A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente um aplicador externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e montagem dos instrumentos.
Na Prova Brasil e no Saeb, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores/gestores das redes.
O que diferencia a Provinha Brasil de outras avaliações externas?
A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no País
pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e
gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento
pedagógico sem fins classificatórios.
Os conteudos que caem na prova
Os conteúdos para
os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental são divididos e
trabalhados por blocos com o intuito de ajudar o trabalho docente e
assim interligando conteúdo com a aprendizagem dos alunos.
Os conteúdos do PCN
como os da própria provinha Brasil estão separados por quatro
eixos: Números e Operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas e
Tratamento da informação.
O conteúdo a ser
trabalhado nas séries iniciais com números e operações passa por
um processo dialético, conhecendo diversas categorias numéricas e
tendo contato com as situações problemas envolvendo as operações
matemáticas.
As operações
matemáticas são exploradas nos primeiros anos a fim de que os
alunos construam as operações como calculo mental ou escrito.
Os conceitos de
Espaço e forma são valiosos não só por conteúdo mais por
aprender a compreender coisas do meio que nos rodeia. A Geometria é
o conteúdo mais adorado pelos alunos por tratar alem de conteúdos
de medidas e números, mas como aprender a observar, e notar algumas
diferenças e semelhanças entre as formas geométricas ou alguns
objetos físicos.
Atividades
geométricas propostas colaboram para que o aluno estimule conceitos
necessários para descrever ou se representar a partir do mundo em
que vive. Esses tipos de atividades ajudam o aluno com localização,
a situar-se no espaço, compreender termos como esquerda e direita,
como também conceber diferenças ou semelhanças com objetos de
diferentes formas ou espessura.
Grandezas e medidas
também podem ser trabalhadas de maneira que o aluno consiga utilizar
esse conhecimento no cotidiano do aluno. Esses tipos de atividades
melhoram conceitos de espaço e forma, como também de outros
conteúdos matemáticos. Também se pode medir através de diferentes
instrumentos.
Os conteúdos de
tratamento de informação foram incorporados ao PCN afim de usar a
sua funcionalidade nos dias atuais. Desse conteúdo fazem parte a
estatística, onde os alunos possam construir e analisar dados ou
tabelas que aparecem no dia a dia; a combinatória faz com que os
alunos lidem com situações problemas que envolvam tipos de
combinações e contagens; e os conteúdos de probabilidade servem
para que o aluno possa compreender o que está acontecendo no
cotidiano, a partir de situações que o aluno realiza experimentos
ou observações tanto na escola como em outros lugares.
Curiosidades da Provinha Brasil de Matemática
Quem participa da Provinha Brasil?
A Provinha Brasil avalia o Processo de Alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental.
Qual o objetivo da Provinha Brasil?
A Provinha Brasil avalia o Processo de Alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental.
Qual o objetivo da Provinha Brasil?
O objetivo da
Provinha Brasil é fornecer um diagnóstico sobre o processo de
alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas
de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo deste
processo.
O que a Provinha Brasil avalia?
A
Provinha Brasil avalia as habilidades relacionadas ao processo de
alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas
durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação em uma
prova objetiva, foram selecionadas aquelas habilidades consideradas
essenciais que podem ser avaliadas por meio deste instrumento.
Como a Provinha Brasil chega ao seu município?
A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP, e distribuída pelo MEC/FNDE, no início e ao final do ano letivo, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal que ficam responsáveis pela aplicação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP, e distribuída pelo MEC/FNDE, no início e ao final do ano letivo, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal que ficam responsáveis pela aplicação.
Menos de um mês para o Natal
Olá Pessoal?
Como hoje é o nosso ultimo dia de aula, gostariamos de compartilhar com vocês nossa alegria de estar chegando o Natal.
Como hoje é o nosso ultimo dia de aula, gostariamos de compartilhar com vocês nossa alegria de estar chegando o Natal.
Celebrar o Natal
Natal
Celebrar o natal é celebrar a vida
É anunciar a boa notícia
É contemplar o nascimento de Jesus Cristo
É estar de bem com a sua família
Celebrar o natal é celebrar a partilha
É ajudar as pessoas excluídas
É vivenciar a palavra de Deus
É comemorar as conquistas
Celebrar o natal é celebrar as maravilhas
É o reino de Deus que se aproxima
É renunciar a si mesmo
É refletir sobre vida
Celebrar o natal é celebrar a alegria
É ter o Messias como presente
É acolher os amigos e inimigos
É seguir um caminho diferente
Celebrar o natal é celebrar o Onipotente
É rejeitar a escravidão do pecado
É amar o próximo como a si mesmo
É fazer de tudo, para que o Senhor seja exaltado.
Sidney Alves das Virgens
É anunciar a boa notícia
É contemplar o nascimento de Jesus Cristo
É estar de bem com a sua família
Celebrar o natal é celebrar a partilha
É ajudar as pessoas excluídas
É vivenciar a palavra de Deus
É comemorar as conquistas
Celebrar o natal é celebrar as maravilhas
É o reino de Deus que se aproxima
É renunciar a si mesmo
É refletir sobre vida
Celebrar o natal é celebrar a alegria
É ter o Messias como presente
É acolher os amigos e inimigos
É seguir um caminho diferente
Celebrar o natal é celebrar o Onipotente
É rejeitar a escravidão do pecado
É amar o próximo como a si mesmo
É fazer de tudo, para que o Senhor seja exaltado.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Links úteis
Esses links estão a disposição de todos vocês, que tenham interesse em saber como a prova é os métodos de aplicação e os métodos de correção da Provinha Brasil de Matemática.
Guia de Aplicação:
Guia de Correção:
Entrevista
Abaixo veremos uma entrevista com Edna Martins Borges, Coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação básica, onde relata como é a Provinha Brasil de Matematica.
Nossas intenções...
Este blog pretende mostrar um pouco sobre a Provinha Brasil de
Matemática, que é uma avaliação criada pelo INEP, para todas as escolas
públicas brasileiras, para diagnosticar a partir de sua aplicação o que
foi compreendido pela aprendizagem dos alunos, e a partir de suas
respostas professores e gestores possam criar maneiras para intervir e
melhorar seus conhecimentos.
Com o objetivo de demonstrar como os alunos do segundo ano do ensino
fundamental de uma escola pública da cidade de Bauru, no Estado de São
Paulo, resolvem através da resolução de problemas, as questões da
Provinha Brasil de Matemática, e investigando a partir das respostas dos
alunos, de como e porque o aluno chegou a esse resultado, baseado em
entrevistas objetivas, analise das provas e entrevistas pessoais.
Bem Vindo ao Blog
Esse blog irá trabalhar conteúdos relacionados a Provinha Brasil de matemática.
Poderá ser encontrado assuntos relacionados a como trabalhar com os conteúdos de matemática para os alunos do segundo ano do ensino fundamental, assim como apontar quais as maiores dificuldades que esse alunos tem ao realizar a prova.
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