sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Referências

Lembrando que nossas fontes de pesquisa principais são:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=206:inep&catid=122:inep-estudos-e-pesquisas&Itemid=229

e também:

http://www.inep.gov.br/

Bom Final de Semana



Histórico

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, desde a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, em 1990, vem produzindo indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Dentre os indicadores produzidos pelo Saeb, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do ensino oferecido pelas redes de escolas brasileiras, como os baixos desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro.

Uma das iniciativas do Governo Federal para reverter esta situação, diz respeito à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, iniciando a etapa do ensino obrigatório aos seis anos. Além dessa iniciativa, o MEC implementou o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Uma das diretrizes do Plano expressa a necessidade de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados de desempenho por exame periódico específico. Nessa perspectiva, o Plano de Desenvolvimento da Educação estabeleceu a realização da Provinha Brasil.

Em abril de 2008, foi aplicada a 1ª edição desta avaliação. Cerca de 3.133 municípios e 22 Unidades Federativas receberam do MEC/FNDE o material impresso e as demais secretarias de educação puderam fazer o download do material na página do Inep. A partir do 2º semestre de 2008, além da disponibilização do material na Internet, todas as secretarias de educação do País passaram a receber o material impresso.

A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.


Resultados

Com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos encontram-se. No documento Guia de Correção e Interpretação de Resultados, são descritos os cinco níveis de desempenho, identificados a partir das análises pedagógica e estatística das questões de múltipla escolha. A partir da identificação das habilidades e da medida do grau de dificuldade das questões, foram definidos quantitativos mínimos de questões que caracterizam cada nível de alfabetização e letramento inicial que as crianças demonstraram. Por isso, cada teste possui um número distinto de questões para identificação de cada nível.

Cabe ressaltar, ainda, que a interpretação das respostas dos alunos não pode ser feita a partir do erro ou do acerto a uma questão isolada. O acerto ou o erro a uma única questão é definido por uma série de fatores circunstanciais. Dessa forma, apenas um conjunto de acertos pode garantir uma descrição segura do desempenho do aluno.

Alunos com necessidades educativas especiais participam da Provinha Brasil?

Diferente das outras avaliações promovidas pelo Inep, como a Prova Brasil e o Enem, a Provinha Brasil é coordenada pela própria secretaria de educação que define todo processo referente à forma de aplicação, correção, análise e utilização dos resultados.

O Inep, nos documentos da Provinha Brasil, sugere que os próprios professores das crianças apliquem, corrijam e analisem os resultados, no intuito de traçar estratégias para sanar as possíveis dificuldades que as crianças apresentem.


As crianças com necessidades educativas especiais podem e devem participar da Provinha Brasil, conforme suas possibilidades e utilizando os recursos de acesso oferecidos pela secretaria de educação e pela escola.



Qual a diferença entre Provinha Brasil, Saeb e a Prova Brasil?

As principais diferenças entre a Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas.

A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a ideia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.

O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente um aplicador externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus próprios professores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e montagem dos instrumentos.

Na Prova Brasil e no Saeb, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores/gestores das redes.

O que diferencia a Provinha Brasil de outras avaliações externas?

A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no País pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.

Os conteudos que caem na prova

Os conteúdos para os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental são divididos e trabalhados por blocos com o intuito de ajudar o trabalho docente e assim interligando conteúdo com a aprendizagem dos alunos.
Os conteúdos do PCN como os da própria provinha Brasil estão separados por quatro eixos: Números e Operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas e Tratamento da informação.
O conteúdo a ser trabalhado nas séries iniciais com números e operações passa por um processo dialético, conhecendo diversas categorias numéricas e tendo contato com as situações problemas envolvendo as operações matemáticas.
As operações matemáticas são exploradas nos primeiros anos a fim de que os alunos construam as operações como calculo mental ou escrito.
Os conceitos de Espaço e forma são valiosos não só por conteúdo mais por aprender a compreender coisas do meio que nos rodeia. A Geometria é o conteúdo mais adorado pelos alunos por tratar alem de conteúdos de medidas e números, mas como aprender a observar, e notar algumas diferenças e semelhanças entre as formas geométricas ou alguns objetos físicos.
Atividades geométricas propostas colaboram para que o aluno estimule conceitos necessários para descrever ou se representar a partir do mundo em que vive. Esses tipos de atividades ajudam o aluno com localização, a situar-se no espaço, compreender termos como esquerda e direita, como também conceber diferenças ou semelhanças com objetos de diferentes formas ou espessura.
Grandezas e medidas também podem ser trabalhadas de maneira que o aluno consiga utilizar esse conhecimento no cotidiano do aluno. Esses tipos de atividades melhoram conceitos de espaço e forma, como também de outros conteúdos matemáticos. Também se pode medir através de diferentes instrumentos.
Os conteúdos de tratamento de informação foram incorporados ao PCN afim de usar a sua funcionalidade nos dias atuais. Desse conteúdo fazem parte a estatística, onde os alunos possam construir e analisar dados ou tabelas que aparecem no dia a dia; a combinatória faz com que os alunos lidem com situações problemas que envolvam tipos de combinações e contagens; e os conteúdos de probabilidade servem para que o aluno possa compreender o que está acontecendo no cotidiano, a partir de situações que o aluno realiza experimentos ou observações tanto na escola como em outros lugares. 

 

Curiosidades da Provinha Brasil de Matemática

Quem participa da Provinha Brasil?
A Provinha Brasil avalia o Processo de Alfabetização de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental.



Qual o objetivo da Provinha Brasil?
O objetivo da Provinha Brasil é fornecer um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo deste processo.
O que a Provinha Brasil avalia?
A Provinha Brasil avalia as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação em uma prova objetiva, foram selecionadas aquelas habilidades consideradas essenciais que podem ser avaliadas por meio deste instrumento.
Como a Provinha Brasil chega ao seu município?
A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP, e distribuída pelo MEC/FNDE, no início e ao final do ano letivo, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal que ficam responsáveis pela aplicação. 


Menos de um mês para o Natal

Olá Pessoal?
Como hoje é o nosso ultimo dia de aula, gostariamos de compartilhar com vocês nossa alegria de estar chegando o Natal.




Celebrar o Natal

Natal
Celebrar o natal é celebrar a vida
É anunciar a boa notícia
É contemplar o nascimento de Jesus Cristo
É estar de bem com a sua família

Celebrar o natal é celebrar a partilha

É ajudar as pessoas excluídas
É vivenciar a palavra de Deus
É comemorar as conquistas

Celebrar o natal é celebrar as maravilhas
É o reino de Deus que se aproxima
É renunciar a si mesmo
É refletir sobre vida

Celebrar o natal é celebrar a alegria
É ter o Messias como presente
É acolher os amigos e inimigos
É seguir um caminho diferente

Celebrar o natal é celebrar o Onipotente
É rejeitar a escravidão do pecado
É amar o próximo como a si mesmo
É fazer de tudo, para que o Senhor seja exaltado.


Sidney Alves das Virgens

quinta-feira, 29 de novembro de 2012



Links úteis

Esses links estão a disposição de todos vocês, que tenham interesse em saber como a prova é os métodos de aplicação e os métodos de correção da Provinha Brasil de Matemática.


Guia de Aplicação:


Guia de Correção:

Entrevista

Abaixo veremos uma entrevista com Edna Martins Borges, Coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação básica, onde relata como é a Provinha Brasil de Matematica.



Nossas intenções...

Este blog pretende mostrar um pouco sobre a Provinha Brasil de Matemática, que é uma avaliação criada pelo INEP, para todas as escolas públicas brasileiras, para diagnosticar a partir de sua aplicação o que foi compreendido pela aprendizagem dos alunos, e a partir de suas respostas professores e gestores possam criar maneiras para intervir e melhorar seus conhecimentos. 
Com o objetivo de demonstrar como os alunos do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, resolvem através da resolução de problemas, as questões da Provinha Brasil de Matemática, e investigando a partir das respostas dos alunos, de como e porque o aluno chegou a esse resultado, baseado em entrevistas objetivas, analise das provas e entrevistas pessoais.



Bem Vindo ao Blog

Esse blog irá trabalhar conteúdos relacionados a Provinha Brasil de matemática.
Poderá ser encontrado assuntos relacionados a como trabalhar com os conteúdos de matemática para os alunos do segundo ano do ensino fundamental, assim como apontar quais as maiores dificuldades que esse alunos tem ao realizar a prova.