Os conteúdos para
os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental são divididos e
trabalhados por blocos com o intuito de ajudar o trabalho docente e
assim interligando conteúdo com a aprendizagem dos alunos.
Os conteúdos do PCN
como os da própria provinha Brasil estão separados por quatro
eixos: Números e Operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas e
Tratamento da informação.
O conteúdo a ser
trabalhado nas séries iniciais com números e operações passa por
um processo dialético, conhecendo diversas categorias numéricas e
tendo contato com as situações problemas envolvendo as operações
matemáticas.
As operações
matemáticas são exploradas nos primeiros anos a fim de que os
alunos construam as operações como calculo mental ou escrito.
Os conceitos de
Espaço e forma são valiosos não só por conteúdo mais por
aprender a compreender coisas do meio que nos rodeia. A Geometria é
o conteúdo mais adorado pelos alunos por tratar alem de conteúdos
de medidas e números, mas como aprender a observar, e notar algumas
diferenças e semelhanças entre as formas geométricas ou alguns
objetos físicos.
Atividades
geométricas propostas colaboram para que o aluno estimule conceitos
necessários para descrever ou se representar a partir do mundo em
que vive. Esses tipos de atividades ajudam o aluno com localização,
a situar-se no espaço, compreender termos como esquerda e direita,
como também conceber diferenças ou semelhanças com objetos de
diferentes formas ou espessura.
Grandezas e medidas
também podem ser trabalhadas de maneira que o aluno consiga utilizar
esse conhecimento no cotidiano do aluno. Esses tipos de atividades
melhoram conceitos de espaço e forma, como também de outros
conteúdos matemáticos. Também se pode medir através de diferentes
instrumentos.
Os conteúdos de
tratamento de informação foram incorporados ao PCN afim de usar a
sua funcionalidade nos dias atuais. Desse conteúdo fazem parte a
estatística, onde os alunos possam construir e analisar dados ou
tabelas que aparecem no dia a dia; a combinatória faz com que os
alunos lidem com situações problemas que envolvam tipos de
combinações e contagens; e os conteúdos de probabilidade servem
para que o aluno possa compreender o que está acontecendo no
cotidiano, a partir de situações que o aluno realiza experimentos
ou observações tanto na escola como em outros lugares.
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