sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os conteudos que caem na prova

Os conteúdos para os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental são divididos e trabalhados por blocos com o intuito de ajudar o trabalho docente e assim interligando conteúdo com a aprendizagem dos alunos.
Os conteúdos do PCN como os da própria provinha Brasil estão separados por quatro eixos: Números e Operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas e Tratamento da informação.
O conteúdo a ser trabalhado nas séries iniciais com números e operações passa por um processo dialético, conhecendo diversas categorias numéricas e tendo contato com as situações problemas envolvendo as operações matemáticas.
As operações matemáticas são exploradas nos primeiros anos a fim de que os alunos construam as operações como calculo mental ou escrito.
Os conceitos de Espaço e forma são valiosos não só por conteúdo mais por aprender a compreender coisas do meio que nos rodeia. A Geometria é o conteúdo mais adorado pelos alunos por tratar alem de conteúdos de medidas e números, mas como aprender a observar, e notar algumas diferenças e semelhanças entre as formas geométricas ou alguns objetos físicos.
Atividades geométricas propostas colaboram para que o aluno estimule conceitos necessários para descrever ou se representar a partir do mundo em que vive. Esses tipos de atividades ajudam o aluno com localização, a situar-se no espaço, compreender termos como esquerda e direita, como também conceber diferenças ou semelhanças com objetos de diferentes formas ou espessura.
Grandezas e medidas também podem ser trabalhadas de maneira que o aluno consiga utilizar esse conhecimento no cotidiano do aluno. Esses tipos de atividades melhoram conceitos de espaço e forma, como também de outros conteúdos matemáticos. Também se pode medir através de diferentes instrumentos.
Os conteúdos de tratamento de informação foram incorporados ao PCN afim de usar a sua funcionalidade nos dias atuais. Desse conteúdo fazem parte a estatística, onde os alunos possam construir e analisar dados ou tabelas que aparecem no dia a dia; a combinatória faz com que os alunos lidem com situações problemas que envolvam tipos de combinações e contagens; e os conteúdos de probabilidade servem para que o aluno possa compreender o que está acontecendo no cotidiano, a partir de situações que o aluno realiza experimentos ou observações tanto na escola como em outros lugares. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário